Um bom título: a chave para a interação

Apesar do continuado esforço em criar conteúdo relevante e único, apenas uma pequena percentagem da informação partilhada diariamente, incluindo comunicados de imprensa, acaba por merecer a atenção dos públicos a que se destina. Um dos motivos mais habituais para isso acontecer é começar por um mau título. Um estudo da BuzzSumo, que analisou cem milhões de títulos, revela que “um bom título pode atrair e envolver o seu público-alvo para clicar, ler e partilhar o seu conteúdo. Em muitos casos, são os títulos em si que são partilhados e não o artigo.” 

O mesmo estudo revela várias dicas para tornar um título mais apelativo e sedutor e, assim, gerar mais interação. Desde logo, é sugerido que a ligação entre o conteúdo e o potencial impacto no leitor tem de ser explícita – i.e., o nosso foco deve estar em perceber o possível interesse da nossa audiência (individualmente ou segmentada) no nosso conteúdo. Um bom título deve ainda retratar uma tendência, responder a uma questão relevante e ser amigo das pesquisas e dos motores de busca, para permitir que o seu conteúdo seja encontrado. É, finalmente, importante que desperte a curiosidade, tenha um toque de emoção e recorra a ferramentas que analisam e pontuam o seu desempenho.

Partilhar:
Artigos relacionados

Resiliência mesmo em tempo de lazer

O setor do turismo e da hospitalidade, um profundo catalisador de muitas economias nos últimos anos, incluindo a (…)

Quando o micro tem um impacto macro

Os influenciadores digitais ajudaram a reinventar o marketing e as relações públicas, tornando-se rapidamente numa galinha de ovos (…)

Quanto vale a cibersegurança?

Os últimos tempos aceleraram ainda mais o já alucinante ritmo de progressiva digitalização de (quase) tudo o que (…)